O grupo de palhaçaria Rainhas do Radiador apresenta o projeto Rainhas Palhaças em Ação, uma iniciativa contemplada pelo edital de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo que amplia o acesso à arte circense por meio de oficinas e espetáculos gratuitos. Com foco na inclusão de mulheres e pessoas trans, o projeto ainda conta com apresentações em escolas públicas e uma mostra de luta livre no estilo telecat, fruto de uma profunda pesquisa desenvolvida pelo grupo.
Realizado por uma equipe majoritariamente LGBTQIAPN+, o projeto reforça a importância de criar e manter espaços seguros, acolhedores e potentes de expressão artística. “Em nossos projetos, ações e espetáculos priorizamos um ambiente seguro, formado por pessoas LGBTs e aliades”, afirma Ana Pessoa, fundadora e integrante do grupo. “Acreditamos que nossos corpos em cena realizando diversas coisas como palhaçaria, música, acrobacias, telecat, são potentes tanto como representatividade para o público que nos assiste, como para contribuir para a desmistificação quanto à capacidade das pessoas”.
Com uma programação diversa e descentralizada, o projeto já está em circulação nas escolas públicas da cidade de São Paulo e conta com apresentações abertas ao público nos teatros Alfredo Mesquita e Cacilda Becker, com o espetáculo “A Extraordinária Viagem ao Reino das Asas”. Outro destaque é o espetáculo “Andarilha”, que será apresentado no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, com acessibilidade em libras, em parceria com o Festival Allegria.
A Mostra de Luta Livre Rainhas do Radiador e Convidados, é outra ação do grupo e traz ao público uma experiência única de circo e resistência, explorando a linguagem do telecat com um olhar crítico e atual sobre o papel das mulheres nesse universo tradicionalmente masculino.
As oficinas promovidas pelo grupo incluem – Luta Livre e Palhaçaria para Mulheres e Pessoas Trans, de Palhaçaria e Desenvolvimento de Números Cômicos e Oficinas de Música, todas gratuitas e voltadas à capacitação, fortalecimento da autoestima e expressão artística de corpos historicamente marginalizados.
“O circo já foi um espaço que abarcou muita diversidade, de todos os tipos, porém ele, como todas as outras artes, não está deslocado da sociedade da qual faz parte, e nós vivemos em um tempo que nossa existência LGBTQIAPN+ é muitas vezes questionada, apagada ou até perseguida. Dentro da própria sigla existem muitas realidades”, reflete Ana Pessoa. “Realizar projetos como esse nos dá também a certeza de que existe um espaço sendo criado, por pessoas que vieram antes de nós, e que toda luta de minorias é uma luta coletiva e contínua. Estarmos aqui é uma prova disso. Nós tivemos a oportunidade de sermos contempladas por um recurso público tão necessário para a realização de pesquisa no campo artístico, e acreditamos que por isso, é também nosso dever social retornar à sociedade ações que sejam relevantes, que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza a artista.
O projeto “Rainhas Palhaças em Ação” representa um marco na valorização da presença e da produção artística de pessoas LGBTQIAPN+ no universo do circo, espaço que historicamente abrigou diversidade, mas que ainda hoje carrega desafios estruturais de inclusão. Ao colocar em evidência corpos dissidentes em cena — não como exceção, mas como protagonistas — o projeto fortalece a autoestima, a visibilidade e o pertencimento dessas identidades, promovendo representatividade real e inspiração para que mais artistas possam ocupar esses espaços. Trata-se de uma ação que transcende a arte e assume um papel político e social, reafirmando que a cultura é um direito de todos e uma poderosa ferramenta de transformação.
Agenda:
Espetáculo: A Extraordinária Viagem ao Reino das Asas
28/06: Teatro Cacilda Becker, 16h
Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP, 05051-000
Valor dos ingressos: Gratuito | Lotação: 198 lugares | Classificação indicativa: Livre
29/06: Teatro Cacilda Becker, 16h
Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP, 05051-000
Valor dos ingressos: Gratuito | Lotação: 198 lugares | Classificação indicativa: Livre
Mostra de Luta Rainhas do Radiador e Convidados
12/07: Centro Cultural Vila Itororó | Parceria com Festival Allegria
Horário: 15h
Endereço: Rua Maestro Cardim, rua sem saída, n° 60 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01323-000 | Valor dos ingressos: gratuito| Lotação: 100 lugares | Classificação: Livre
Espetáculo: Andarilha (espetáculo acessível – Libras)
27/07 – Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey – | Parceria com Festival Allegria
Horário: 11h
Endereço: R. Santa Crescência, 323 – Ferreira, São Paulo – SP, 05524-020| Valor do ingresso: gratuito| Lotação: 150 lugares| Classificação: Livre
Oficina de Luta Livre e Palhaçaria para Mulheres e Pessoas Trans
Previsão de estreia: agosto de 2025
Oficina de Palhaçaria e Desenvolvimento de Números Cômicos para Mulheres e Pessoas Trans
Previsão de estreia: agosto de 2025
Oficina de Música (Aline Machado)
Previsão de estreia: agosto de 2025